sexta-feira, 23 de março de 2012

Trabalho oral: "O Juiz de Paz da Roça"

No dia 10 de abril, terça-feira, haverá em sala de aula um debate (valendo 6 pontos) sobre a peça “O Juiz de Paz da Roça”, escrita pelo dramaturgo carioca Martins Pena em 1833 e representada pela primeira vez em 1838.

Todos os alunos, ao lerem a peça, deverão refletir sobre o contexto histórico (político, social, etc.) da época e, principalmente, sobre a Justiça naquela fase específica da história brasileira (a "Regência"), comparando-a com a Justiça dos dias atuais.

No debate, não há necessidade de contar a peça para o professor e os colegas, pois todos terão lido o texto. O objetivo é analisar, refletir e comparar contextos históricos diferentes. O que eu vou avaliar é a capacidade crítica e analítica de vocês.

O debate será organizado em grupos. No dia 27 de março, terça-feira, cada grupo deverá me entregar uma lista com os nomes dos seus integrantes (não há necessidade de serem os mesmos integrantes dos grupos anteriores). No dia do debate (10 de abril), eu escolherei quem vai falar (um, dois ou três integrantes) em cada grupo. (Os escolhidos poderão ser ajudados pelos outros integrantes, mas só quando eu permitir). Integrantes dos outros grupos poderão intervir, desde que com ordem, respeitando o grupo que estiver falando. (Cada grupo terá a sua vez de falar.) A nota será dada por grupo (que deverá ter 6 ou 7 integrantes).

“O Juiz de Paz da Roça” é uma comédia muito divertida. Vocês vão gostar.

O texto da peça (que tem 20 páginas) foi disponibilizado na internet pela Fundação Biblioteca Nacional. Para baixá-lo, CLIQUE AQUI

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário