sábado, 3 de março de 2012

5 - O Direito Grego Antigo - Parte II

Indicação de Leitura:

Ler o capítulo O DIREITO GREGO ANTIGO, de Raquel de Souza, do livro "Fundamentos de História do Direito", organizado por Antonio Carlos Wolkmer (disponível na biblioteca da FAPAM).

CLIQUE AQUI e assista a um vídeo muito bom sobre a vida e a obra do filósofo ateniense Sócrates (470 a.C. a 399 a.C.). Duração: 7 minutos.

Lembrete: a nossa avaliação será no dia 13/03, terça-feira. Matéria: todas as aulas ministradas e tudo que estiver publicado e indicado neste blog.

Imagem: Sólon (638 a.C. a 558 a.C.), legislador de Atenas

2 comentários:

  1. Boa tarde Flávio, tudo bom?
    Sobre o video contando sobre a vida de Socrates. Pelo que entendi, ele ja tinha abandonado a ideia que havia varios Deuses, mas ele se tornou um monoteista ou não acreditava bem nisso tambem? pois sempre tive a ideia de que estes filosofos não tinham esse tipo de crença.

    ResponderExcluir
  2. Renato, como Sócrates não deixou nada escrito (por preferir o diálogo oral, que, ao que parece, na sua concepção, permitia melhor a troca e o confronto de argumentos), fica difícil afirmarmos que ele abandonou a ideia de vários Deuses, ou que ele se tornou monoteísta, pois o que temos é o que outros pensadores escreveram sobre ele. No meu entender, porém, Sócrates foi um grande questionador (o seu método dialógico prova isso), e certamente questionava o Sagrado, o poder dos Deuses, etc., mas não creio que ele tenha abandonado (no sentido de deixar de lado, definitivamente) a ideia de vários Deuses (Portanto não creio que ele tenha se tornado monoteísta). Para mim, essa era uma dentre as várias questões que ele se colocava, visando atingir o esclarecimento. Penso que ele morreu sem uma resposta.

    ResponderExcluir