domingo, 11 de março de 2012

Cumprindo o combinado

Publico a seguir um dos dois trabalhos que eu achei mais interessantes, sobre os conceitos de ESTADO LIBERAL, ESTADO TOTALITÁRIO e ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL. (Só publico um porque ainda não recebi o outro):


O BRASILEIRO (Estado liberal)

João Aparecido da Fonseca é casado, pai de três filhos (duas meninas e um menino), empresário e proprietário do jornal O BRASILEIRO. Tal jornal é publicado diariamente e comercializado na cidade de Cambuci da Serra, onde se localiza a empresa, bem como nas cidades vizinhas.

O BRASILEIRO goza de total liberdade de expressão e de livre comercialização.

O lucro obtido com o jornal faz de João um homem influente na cidade, reconhecido como um grande publicitário, famoso por suas idéias criativas, e um senhor de inúmeras posses.

Os filhos do empresário estudam em universidades particulares custeadas pelo pai, pois os três ainda não trabalham.

A vida da família Fonseca é de muito trabalho e esforço, o que permite a ela ter certos luxos.

Eles não possuem religião, tampouco crença em Deus.


Reflexo do Poder (Estado Totalitário)

Em um outro contexto, O BRASILEIRO, que diariamente publicava em suas páginas notícias sobre o Estado, certo dia surpreendeu a população da cidade com uma notícia bombástica: "Governo corrupto faz população refém de seu poder".

Esse era o título da matéria, que fez com que o Governo levasse João Aparecido da Fonseca, dono do jornal, preso.

O Sr. João foi conduzido a um departamento de ordem, onde foi torturado. Oficiais tentaram fazer com que ele se retratasse, confessando a culpa. Porém, João recusou-se, mesmo sob muita tortura, a se retratar. Já fraco e cansado, veio a óbito.


O Desenvolvimento de Cambuci (Estado Bem-estar social)

Em outro contexto, João Aparecido da Fonseca, casado, pai de três filhos, possui um grande jornal, O BRASILEIRO, que é publicado diariamente e comercializado na cidade de Cambuci da Serra e regiões circunvizinhas.

O BRASILEIRO possui uma coluna chamada "A voz do leitor".

Todas as segundas-feiras, nas reuniões da Câmara Municipal de Cambuci, as autoridades reservam um tempo para responder a algumas questões da referida coluna.

Graças a essa iniciativa, muitas questões sociais começaram a ser resolvidas ou repensadas. Bairros que não tinham nenhuma infra-estrutura começaram a melhorar e a crescer; foram construídos postos de saúde, quadras de esportes, escolas, creches e outras obras de melhoria para a sociedade, e até um projeto que inclui cursos profissionalizantes, esportes e alimentação foi implementado. Tal projeto tem a intenção de tirar crianças, adolescentes e jovens das ruas.

O crescimento da cidade fez com que grandes empresários levassem suas empresas para lá, fazendo com que a renda crescesse, e a cidade aos poucos foi se transformando em um pólo industrial.

Brilhantes idéias do empresário João, juntamente com a população, fizeram e continuam fazendo de Cambuci da Serra uma ótima cidade para se viver.


Integrantes do grupo:


Amanda Cristina silva
Ana Carolina de Sales Campos
Cássia Cristina dos Santos
Liliane de Araújo
Renata de Lima Pereira
Stella Cristina Queiroz Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário