quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

3 - Direito e Sociedade no Oriente Antigo


Para acessar os slides da aula: CLIQUE AQUI

Para assistir a um vídeo de 8 minutos sobre a unificação do Egito, ocorrida por volta de 3.000 a.C.: CLIQUE AQUI

Código de Hamurabi: BAIXE AQUI

2 comentários:

  1. Flávio tenho uma dúvida.

    Estava fazendo uma revisão do conteúdo e percebi que na Mesopotâmia apesar de um comèrcio já bastante desenvolvido ainda não havia moeda em si.

    Então analisando o còdigo De Hamurabi percebo que existe um código que diz:
    "4. Se ele satisfizer aos anciões em termos de ter de pagar uma multa de cereais ou
    dinheiro, ele deverá receber a multa que a ação produzir."

    Gostaria de saber a partir de quando passou a existir a moeda naquela região, e a que se atribui o "dinheiro" citado no código.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os povos da Mesopotâmia, sobretudo os sumérios, certamente protagonizaram um dos capítulos da história da moeda, pois as trocas comerciais eram intensas entre eles. Os mesopotâmicos estabeleceram inúmeros parâmetros ou formas de representação do valor monetário: sal, cereais, animais, etc. Por exemplo, um boi valia 30 medidas de sal, etc. Aos poucos, na Mesopotâmia, foram sendo introduzidos o ouro e a prata como unidades de medida de preço, mas esses metais raramente circulavam, permanecendo nos templos e palácios. Isso certamente foi mudando com o tempo, após o período de Hamurábi (+ ou – 1700 a.C.); no entanto, os indícios mais antigos da utilização da moeda, como a concebemos hoje (na forma de papel moeda ou de moedas metálicas, cunhadas, em formatos diversos, que circulavam como instrumentos de troca) vêm da China, por volta de 1.100 a.C. Na Europa, vêm da Ásia Menor, mais especificamente da Lídia, por volta do século VI a.C., estendendo-se dali para a Grécia e outras regiões. Penso que o termo “dinheiro”, que aparece no código de Hamurábi, refere-se a um tipo de metal (ouro ou prata) que começava a ser utilizado como referência de troca (embora não fosse ainda a "moeda", como a conhecemos hoje). No site grupoescolar.com, afirma-se que os mesopotâmicos inventaram o dinheiro, não a moeda.

      Excluir